sexta-feira, 21 de março de 2008

"Tem fé no ideal, e não no ídolo"

A religião católica, que é a mais famosa do mundo (com direito a país-sede) está comemorando nessa semana o dia da morte de Jesus.

"Apelou hein?"

Como é bem sabido, é uma data especial criada para se empanturrar de chocolate e tirar sarro das gordas de regime que vão passar a base de salada, bem como dos diabéticos.

Mas brincadeiras a parte, provavelmente a Páscoa é uma das maiores festas da religião católica, e junto com ela vem muitas coisas que eu considero insuportaveis.

Em primeiro lugar, vemos aquelas romarias, com as pessoas andando de joelhos por 1236541234 Km, não que seja errado querer demonstrar como se está grato por algum bem que aconteceu na vida, mas se auto-penitênciar perante Deus é, no mínimo, algo contraditório. Deus não quer que uma pessoa sofra desnecessariamente paraalcançar seus objetivos de vida, a não ser que ele seja como todo bom brasileiro que só assinte F1 pra ver os carros batendo.

Outra coisa que deixa muito a desejar no catolicismo é o desleixo dos fiéis com relação para sua igreja. É muito comum ver pessoas que não movem 1 dedo sequer para ir até capelinha mais proxima, mas quando chega nessas épocas são as primeiras a correrem para ganhar lembrancinhas da paróquia ou, caso seja natal, enfeitar a casa com um monte de luzinhas e dar um monte de presentes para receber outros, que foge completamente do real significado de "seguir a doutrina de uma religião".


"Converta-se ou queime, e Feliz ano novo =D"

Sempre quando bate um crente na minha residência, com bíblia na mão, querendo injetar a palavra de Deus na veia dos membros da casa, me pergunto por que me censuram quando eu tento "desevangelizar" as pessoas (coisa que eu não faço), mas qualquer um tem capacidade de entender que é normal para cada ser acreditar no que quiser, e não no que lhes é imposto (coisa que muito católico não entende, parecem mulas de tão teimosos).

"Será que entregam em casa?"

Assim como no post anterior, creio que seja necessario ter um consentimento universal de força maior e fé, mas ao contrário dos problemas do anterior, aqui cada qual sempre tenta ficar com a maior parte do cobertor.

Encerro aqui então minha jornada sobre assuntos polêmicos que ninguém comenta (fato), espero que os católicos de verdade não se chateiem com minhas palavras, que deixo claramente para serem refletidas por aqueles que se dizem muito crentes em Deus mas que na verdade não tão nem aí.

Feliz Páscoa ao pessoal que fabríca chocolate e a todos aqueles que sabem qual é o real significado desse dia.

"Feliz Páscoa!"

(post que surgiu da pergunta ainda sem resposta de porque não se deve comer carne na sexta feira santa, mas sim se empanturrar de peixe.)

4 Pessoas discordaram.:

Unknown disse...

Eu já desenvolvi bastante o assunto no msn enquanto tu fabricava os posts... no geral, eu, como não-cristã, também não suporto certas coisas dessas datas comemorativas religiosas, mas elas me são materialmente agradáveis. Respeito qualquer tipo de religião, o problema é que elas não nos respeitam. =/
Mas enfim... Boa páscoa pra ti e obrigada pelos chocolates. Provavelmente sairá um post mais aprofundado nesse assunto no domingo. beijoteamo.

Cristian disse...

Concordo em partes com teu texto...
Acho que se não tivesse usado tanto sarcasmo teria ficado mais plausivel.
Mas mudando de assunto, vai dizer que a história da F1 não é verdade...
uashauhsuahsuahsauhs

GrazieWecker disse...

em primeiro lugar, vou dizer o real motivo do meu comentário. eu, como membra da equipe do Tosco por ser Tosco, gostaria de agradecer pela divulgação do blog naquela lista de links na barra lateral...
e sobre a postagem mesmo, eu como católica praticante discordo um pouco do que tu escreveu, mas concordo também a respeito daqueles que só são católicos na páscoa, no natal, e no ano da primeira comunhão...

Bruna Toldo disse...

Concordo contigo em algumas partes, principalmente na de que alguns cristãos não respeitam o fato de cada um acreditar no que quiser...

e, brasil né...é cursioso, aqui a maioria se considera católico, tem um buda na pratileira, faz macumba pra prende marido...e nunca vai na igreja...não há conflitos religiosos por aqui talvez por isso...tá, viajei longe já...vou comer meus chocolates.