terça-feira, 11 de março de 2008

Pós-conceito

Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que sou uma pessoa livre de qualquer preconceito.

A alguns dias atras foi o dia da mulher, que na minha opinião, não tem nada de muito especial. Posso estar parecendo insensivel, mas as minorias barulhentas da atualidade, que buscam a tão sonhada igualdade, na verdade estão assumindo uma posição auto-preconcetuosa ao criarem datas para celebrar como são diferentes, que, como eu já vi em certos lugares, estimulam ainda mais o preconceito (não, meu pensamento não é preconceito, é pós-conceito).

O termo pós-conceito exemplifica justamente a ideia de que as pessoas não podem ser iguais, e que cada uma delas deve ser classificada pelos seus atos, indiferente de raça, sexo ou canal de TV onde aparece.

Pode parecer a princípio que este post é para atacar as pessoas que não são como eu (branco, homem e hetero), e até provavelmente será esse o pensamento que passará pela cabeça de alguns até o fim, mas isso seria, na prática, preconceito.

"Encontre as semelhanças e as liste."
O termo preconceito, que vem de pré conceito, cujo significado é "opinião formada sobre algum assunto sem possuir o conhecimento do mesmo", nasce das diferenças básicas entre os seres humanos, e é bastante destrutivo, uma vez que a maioria (que nem sempre é a maioria) impõe que é superior aos demais.

O sentido de preconceito ganhou força nos ultimos anos principalmente por três fatores, mais específicamente um dia, uma semana e uma passeata.

Como já citei anteriormente, não deve ser algo muito legal comemorar um massacre de mulheres em uma fábrica americana como dia internacional da mulher, inclusive porque mulheres de verdade estão lonje da necessidade de terem que ter um dia para se firmar como superior a muitos homens que tem por aí (e eu, como homem, gosto de mulheres, até porque eu namoro uma).
Já a Semana da Conciência Negra, assim como a Passeata do Orgulho Gay, da forma que se apresentam, como simbolo da igualdade social e racial, acaba se tornando alvo de chacotas e piadas, pelo simples fato de quererem celebrar a busca pela igualdade utilizando-se da diferença (percebam a contradição, passar uma semana inteira querendo concientizar que A (minoria) é igual a B (maioria), mas utilizando-se do fato de que A é diferente de B para isso).

Quando se fala de preconceitos, uma das ultimas ideias que nos passa pela cabeça é a de inferioridade e auto-defesa, mas quando alguem o comete, ainda mais contra mulheres ou negros, está apenas provando que no quesito de pós-conceito por parte da sociedade atual, o que cometeu é uma pessoa muito inferior.

Só vai haver a verdadeira igualdade social no dia em que não existam dias de ninguém, mas sim que todos os dias sejam de todo mundo.
E tenho dito.
Observação: Emos não são seres humanos, por isso pode ofender, bater, chutar e socar, que não tem problema.

(sem mais imagens porque a preguiça bateu...)

(para todas as pessoas que acharam que meu texto foi feito pra ofender, vão tomar no cú! Pronto, agora se sintam, com motivo, ofendidas. =} )

5 Pessoas discordaram.:

Unknown disse...

Eu concordo com o teu ponto de vista, exceto o do dia da mulher... Poxa... Era mais um desculpa pra ganhar presente. Unhadefome :x
Capitalismo mode: on
E logo se vê que a Beyoncé é um ser extremamente discriminado e sofredor em relação ao tiririca.
ohinoinhinohnho
Mimijei quando entendi (quando tu em explicou, né?).
Beijos. x@@~
Luv ya.

Cristian disse...

Cara, eu concordo plenamente contigo, por incrivel que pareça,outra coisa que tu podia ter sitado é faculdade garantida pra pessoas de cor negra, isso é viajem...
parabéns por prestar coisas com fundamento, não que as que n tem realmente n tenham, isso é relativo hehehe
flw piovas e quando puder de um pulo no meu blog, se achar algo interessante comente
abraços

GrazieWecker disse...

é, concordo plenamente (já que comentei num post, vamo comentar em todos os outros também).
acho que essas datas especiais todas são completamente hipócritas e são uma das maiores coisas que geram preconceito nos dias de hoje, principalmente o dia da consciência negra e o dia do índio...

Impressões de um cotidiano triste disse...

Cara, eu tenho de concordar, vc foi inteligente e trabalhou com um assunto que passa desapercebido entre muitos... parabens, seguindo!

Paulão disse...

Os movimentos de autoafirmação são para elevar a auto estima de grupos que realmente em tempos passados, através de surras, capturas, perseguições, mortes, castigos;foram forçados a se aceitarem como inferiores na sociedade, família natureza e até para Deus segundo dados históricos e estatísticos. Todos nós, homens, brancos, héteros corremos riscos, mas estatisticamente não por este motivo, ou seja, não somos espancado ou morto por algo que não se pode tirar e entregar aos agressores como relógio ou celular para sair ileso ou ao menos vivo. Quando ser homem, branco, hétero for motivo de discriminação, emboscadas de grupos mais fortes e humilhações públicas posso pensar em ser contra dias de campanhas para contribuinte honesto que sofre estas coisas,além de também assaltos, roubos e assassinatos por outros motivos que não só por intolerância.